148 anos: Viva a Comuna de Paris!
Para a juventude, a Comuna de Paris tem um significado bastante importante. Ela demonstrou como as principais lutas da juventude hoje – Passe livre; Educação pública, gratuita e para todos; Direito ao aborto; a Defesa da previdência público e solidária – estão conectadas com uma transformação profunda da sociedade, em direção aos interesses das pessoas e não dos lucros e da burguesia.
Ela demostrou como urge a necessidade de se tomar o poder e controlar os principais meios de produção, para que possamos fazer deles fonte de atendimento às nossas necessidades.
E ela demonstrou também que, para fazer valer seus interesses, a classe operária e sua juventude deve tomar o poder. Essa é a única forma de conseguir mudanças estruturais e mudanças reais em nossas vidas.
Pela sua derrota, a Comuna de Paris também demonstrou que a burguesia teme os operários quando estes desafiam o seu poder e até mesmo os piores inimigos (como eram o governo francês e o governo alemão naquela época) se unem para esmagar os operários quando estes tentam tomar o seu destino e suas mãos. E que para vencer e quebrar a resistência da burguesia é necessário controlar os bancos, as empresas, as armas para poder se defender.
Também demonstrou o quanto é necessário uma direção revolucionária, com um programa claro que consiga ganhar a confiança da classe operária para se sustentar a vitória de uma revolução.
Hoje, na França, acontece um poderoso movimento revolucionário que há semanas exige a destituição de Macron, a demissão do governo e a abolição do sistema. Nas últimas semanas incluíram em seus gritos, a palavra de ordem de ”Morte aos Ricos”. Mas porque o movimento não avança de modo a concretizar essas tarefas? As respostas podem estar 148 anos antes e estudá-las é a tarefa de qualquer jovem revolucionário.
Por isso, a Liberdade e Luta preparou uma série de artigos, que sugerimos como leitura para fomentar a discussão e a formação da juventude – formação esta, assentada no ponto de vista da classe operária, única classe revolucionária capaz de nos conduzir até os céus, ou melhor aos céus na terra, uma sociedade que atenda aos nossos interesses e que nos liberte da exploração e opressão.
Artigos para formação:
https://www.marxismo.org.br/content/licoes-da-comuna-de-paris/
https://www.marxismo.org.br/content/145-anos-viva-a-comuna-de-paris/
https://www.marxismo.org.br/content/da-comuna-de-paris-a-revolucao-russa-de-1917/
https://www.marxismo.org.br/content/a-comuna-de-paris/
Proletários do mundo, uni-vos!
A Comuna Vive!