Luto e desorientação marcam o primeiro dia do 60º Congresso da UNE    

O 60º Congresso da UNE começou marcado por uma tragédia. Na madrugada do dia 16, a delegação da Universidade Federal do      Pará sofreu um grave acidente a caminho do congresso. Três estudantes, Welfesom Campos Alves e Leandro Souza Dias, militantes da UJR e da Unidade Popular, e Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante da UFPA, além de dois motoristas, morreram no acidente. Vários outros jovens ficaram feridos. Nós, da Juventude Comunista Internacionalista, prestamos nosso luto e nossa solidariedade aos amigos, familiares e camaradas das vítimas.           

Essa notícia abalou o conjunto dos militantes, estudantes, dirigentes e jovens presentes das delegações que estavam chegando. Houve uma desorientação quanto a programação, que sofreu atrasos ainda maiores do que o de costume, mudanças nos locais indicados oficialmente, avisados em cima da hora e por redes sociais. A abertura do Conune ocorreu após às 19h, como uma homenagem aos estudantes que morreram nesse acidente e também àqueles que tombaram durante a Ditadura Militar.

A JCI esteve presente desde o início da tarde na Universidade Federal de Goiás. Procuramos nos informar sobre o credenciamento e o restante da programação, contudo, nenhuma orientação foi dada. Sem credenciamento, delegações que chegaram cedo ficaram sem alimentação, sem informação e sem estrutura mínima. Além disso, ao irmos até o Centro de Convenções da UFG em diferentes horários para participar do ato da abertura e político que viria em seguida, conforme previsto em programação oficial, não recebemos nenhuma orientação sobre a mudança, o que comprometeu nossa participação naqueles eventos que ocorreram mais tarde e em outro local.            

Foi nessas condições que realizamos nossa intervenção, que avaliamos bastante positiva, dado o esvaziamento geral do campus. Conseguimos organizar nossa banca de materiais e realizar uma boa atividade política. Apresentamos nosso jornal O Comunismo na edição nº11 “Abaixo as guerras e o imperialismo”, que contém uma série de artigos sobre educação, elaborados especialmente para essa intervenção no Congresso da UNE. Ao redor da nossa banca, abrimos contatos e estabelecemos diálogo com estudantes que se aproximaram espontaneamente para conversar.      

Também fizemos venda de picolé, aproveitando o forte calor de Goiânia, o que gerou uma arrecadação interessante e ajudou a somar com o valor total das arrecadações do dia. Para nós, essas iniciativas são tão importantes quanto a atividade política, pois é delas que arrecadamos fundos totalmente independentes do Estado e dos patrões para financiar nossas atividades, materiais e estrutura. Recusamos dinheiro do fundo partidário e eleitoral e por isso mantemos nossas ações apenas com a contribuição voluntária dos militantes e simpatizantes. Todos os materiais da nossa banca têm essa finalidade, a arrecadação independente para manter nossa política independente.

A camarada Maria Eduarda, delegada eleita pela Univille de Santa Catarina, gravou um vídeo apresentando nossas teses e marcando a chegada da nossa delegação ao 60º Conune

Destacamos também a grande colagem de adesivos da campanha  “Você é Comunista? Então, organize-se!“, que foi uma das ações mais visíveis que realizamos. A colagem foi feita em várias partes do campus e gerou repercussão imediata, tanto com comentários quanto com pessoas nos procurando diretamente e assinando o formulário, isto é, nos procurando para integrarem-se em nossas fileiras. Também fizemos uma panfletagem importante, apresentando nossas teses.  A nossa presença política, em um dia marcado pelo luto, esvaziamento e desorientação, mesmo sem bandeiraço e gritaria, foi     cumpriu um importante papel, animando os camaradas presentes e os que estão acompanhando nossa intervenção.               


Quem somos?
Somos a Juventude Comunista Internacionalista (juventudecomunista.com), fração jovem da Organização Comunista Internacionalista (marxismo.org.br) que é a seção brasileira da Internacional Comunista Revolucionária (marxist.com). Estamos presentes em mais de 60 países, lutando contra o capitalismo e para abrir uma saída comunista para a humanidade. Temos um mundo inteiro a ganhar! 

O que estamos fazendo no 60º Congresso da UNE?
Compreendemos que este espaço é privilegiado para debater com os estudantes perspectivas políticas da conjuntura, da educação e da organização do movimneto estudantil. O congresso é organizado através das eleições de delegados nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, sob a base de documentos políticos. Estamos apresentando teses comunistas internacionacionalistas para o 60º Conune e mais que construir chapas, eleger delegados etc. nosso objetivo é aumentar as forças do comunismo na sua universidade! Você é comunista? Então, organize-se!

Passo a passo de como participar: 
1- Leia nossas teses!
2- Você é comunista? Então, organize-se!

Siga nossas redes sociais: 
Instagram: https://www.instagram.com/jci.comunista/
Site: https://juventudecomunista.com/
Threads: https://www.threads.net/@jci.comunista
TikTok: https://www.tiktok.com/@jci.comunista

Facebook Comments Box