Apresentação da brochura “A luta pela educação pública, gratuita e para todos: questões do movimento estudantil”
Apresentamos aqui a introdução escrita pela professora e dirigente da Esquerda Marxista, Maritânia Camargo para a brochura “A luta pela educação pública, gratuita e para todos: questões do movimento estudantil”, lançada no dia 17 de abril de 2021 no 2º Seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos. A brochura é o mais novo lançamento teórico e de orientação prática da Liberdade e Luta sobre temas candentes do movimento estudantil. Você pode contribuir para que possamos seguir publicando materiais como esse, para nossa organização e auto financiamento, doando qualquer quantia através do PIX: souliberdadeeluta@gmail.com. Temos o orgulho de anunciar que esta brochura está sendo impressa e estará nas mãos de nossos militantes e apoiadores ainda esse ano e disponível para compra pelo site da Livraria Marxista em breve!
———————-
Introdução
“– Vamos parar de falar assim, ao acaso, apressadamente. Se queremos ser deslumbrantes, vamos pensar um pouco. Muita improvisação esvazia bestamente o espírito… Olhem a primavera; se chegar antes da hora, está perdida, pois o frio a matará”. (Tholomyès – personagem de Os Miseráveis, de Victor Hugo)
Durante os últimos cinco anos, acompanhei a Liberdade e Luta travando árduas batalhas em defesa da educação pública, gratuita e para todos, não só contra a classe dominante, mas também contra as diferentes organizações de esquerda que há muito baixaram essa bandeira. Neste combate, o resgate histórico e a rigidez de princípios foram e permanecem sendo o fio condutor para o êxito dos jovens e trabalhadores.
O girar da história ainda não nos deu a primavera, como nas palavras de Tholomyès. Não estamos no tempo da beleza, mas o outono nos traz a colheita e aqui estão os frutos teóricos de uma juventude de combate, que estará preparada quando a hora chegar.
É nesse espírito que a Liberdade e Luta traz este compilado de textos que tratam da educação: um resgate da história desse direito conquistado tão arduamente pelos trabalhadores, a educação pública, gratuita e para todos e uma polêmica com a questão da qualidade; a história do movimento estudantil em nosso país, através das organizações dos estudantes – UNE e UBES; a luta pela educação pública, gratuita e para todos nas universidades pagas; a defesa do direito à auto-organização estudantil com o texto sobre os Sindicatos de Estudantes, acompanhado de um modelo de Estatuto baseado nos princípios da liberdade sindical, da democracia, da construção pela base, da independência política e financeira, da luta pela educação pública, gratuita e para todos e do socialismo; e, por fim, um debate sobre a posição dos marxistas sobre a Autonomia Universitária.
Os textos aqui presentes não falam ao acaso, são os frutos dos últimos anos de experiência e, com certeza, ajudarão não só a juventude, mas todo aquele que se emociona com os conhecimentos que a humanidade acumulou, seja na medicina, nas artes ou na economia. Em um momento em que milhões de pessoas morrem nos quatro cantos do globo em razão de um vírus, é fundamental que nos debrucemos sobre a ciência e sobre a história. É desta forma que vamos fortalecer a luta não só pela educação pública, gratuita e para todos, mas pela transformação definitiva da sociedade.
Uma boa leitura a todos! Que sejamos deslumbrantes.
Saudações revolucionárias!
Maritania Camargo, professora e dirigente da Esquerda Marxista
Joinville, 14 de abril de 2021.
——–
Apresentado pela professora e militante da Esquerda Marxista, Maritania Camargo, este material é composto pelos artigos:
– “Qualidade e universalização da educação pública e gratuita: falsa polêmica e nossa posição”, por Fábio Ramirez e Lucy Dias;
– “De pé a jovem guarda: UNE e UBES da fundação a degeneração”, por Chico Aviz;
– “A luta pelos sindicatos de estudantes: livre, independente, democrático e socialista”, por Mayara Colzani;
– “A luta pela educação pública, gratuita e para todos nas universidades privadas”, por Lucy Dias;
– “A luta pela autonomia universitária e a posição dos marxistas”, assinado pela Esquerda Marxista e Liberdade e Luta;
– Modelo de estatuto para Sindicato de Estudantes.