Encontro da Liberdade e Luta em Bauru reafirma o compromisso revolucionário da juventude

Fotos: Roque Ferreira

Fotos: Roque FerreiraNo sábado (11), foi realizada, em Bauru, uma reunião para apresentar a síntese dos debates promovidos no Acampamento, bem como divulgar a resolução da Liberdade e Luta que convida toda a juventude a lutar contra os ataques do governo Temer e pelo socialismo.

Fotos: Roque FerreiraO objetivo de todos os jovens que participaram do Acampamento Revolucionário da Liberdade e Luta, realizado no final de janeiro em Florianópolis, é de colocar em prática as palavras que intitulam a resolução aprovada na última plenária do evento: Organizar, mobilizar, unir: lutar pela Revolução!

No sábado (11), foi realizada, em Bauru, uma reunião para apresentar a síntese dos debates promovidos no Acampamento, bem como divulgar a resolução da Liberdade e Luta que convida toda a juventude a lutar contra os ataques do governo Temer e pelo socialismo.

A reunião contou com a presença de secundaristas, universitários, professores, representantes sindicais e do coletivo Juntos! além de uma comissão da direção estadual do Movimento Social de Luta (MSL).

O primeiro informe foi dado por Guilherme Lima, que falou sobre a importância e o teor dos debates promovidos no Acampamento Revolucionário. Desde as experiências trazidas pelos camaradas da Inglaterra, Argentina e Venezuela até as questões da luta das mulheres, do racismo e da LGBTfobia sob a perspectiva marxista. O militante finalizou com a clara conclusão de que não existe saída para a juventude dentro do sistema capitalista.

A segunda parte foi a apresentação da resolução da LL, feita por Renata Ribeiro. A militante enfatizou a necessidade da juventude revolucionária olhar o mundo com os olhos da classe trabalhadora e lutar ombro a ombro ao lado dela.

Fotos: Roque Ferreira

As lutas da juventude são as lutas de toda a população.

Depois foi momento de falar sobre as lutas que o núcleo de Bauru está travando e das que virão nos próximos meses. Nacionalmente é preciso travar uma intensa batalha contra a Reforma Trabalhista e da Previdência. Também é nossa tarefa continuar expondo as contradições e prejuízos que a já aprovada Reforma do Ensino Médio trará para a educação.

Em âmbito municipal, a juventude precisa combater o Projeto de Lei 202/16, que ficou conhecido na cidade como o PL das “Festas Clandestinas”. Esse projeto criminaliza qualquer manifestação popular que fuja dos conceitos de “civilidade” da burguesia. É um texto de conteúdo vago e nefasto que abre caminho para que a violência e repressão contra a juventude, principalmente a dos bairros operários e populares, seja justificada legalmente. O projeto entra para discussão na sessão da Câmara dos Vereadores na segunda-feira (13) e uma audiência pública foi marcada para sexta-feira (17).

Também é preciso direcionar a devida atenção para a proposta de flexibilização do artigo 73 do Plano Diretor Participativo do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD). O prefeito tenta vender para a população o discurso de que é preciso ocupar as Áreas de Proteção Ambiental (APAS) para “destravar a cidade”. Na verdade, essa mudança no Plano Diretor atende aos interesses de grupos envolvidos com a especulação imobiliária em detrimento da maior parte da população e daqueles que lutam pelo direito à moradia.

Por fim, a questão que entrará em evidência nas próximas semanas é o aumento da tarifa do transporte público. Será necessário o máximo de apoio para barrar mais esse abuso contra a classe trabalhadora. Atualmente, a tarifa de ônibus em Bauru é de R$3,75. Precisamos chamar todos os setores de luta para mais este combate.

Fotos: Roque Ferreira

Disciplina e união para as lutas.

O resultado do encontro da LL foi animador! Um dos encaminhamentos foi a fundação de novos núcleos da Liberdade e Luta na região. Essa tarefa que será realizada com os esforços dos militantes Guilherme Lima e André Gustavo de Campos na cidade de Assis e de Dandara Tierra e Octávio Morales, em Ourinhos.

Em Bauru, a comissão do MSL garantiu que a LL terá apoio nas intensas lutas que serão travadas na cidade. Para nós, é imprescindível que a juventude trabalhadora conheça e participe da Liberdade e Luta.

Seguimos firmes em nossa tarefa de combater os ataques da burguesia e defender o direito da juventude de “gozar plenamente da vida, que é bela” (Trotsky).

Fotos: Roque FerreiraFotos: Roque Ferreira

 

Facebook Comments Box