Encontro Regional de Toledo-PR, perseguido pela extrema direita, se realiza com sucesso!
Neste último Sábado, dia 09/11, a Liberdade e Luta de Toledo/PR realizou seu encontro Regional no espaço do DCE da Unioeste de Toledo. Nem as ameaças da direita, a pressão da imprensa burguesa regional e de ruralistas, nem os bloqueios da “esquerda” e da burocracia acadêmica conseguiram impedir a realização da atividade.
O Encontro Regional da Liberdade e Luta na Unioeste em Toledo foi duramente atacado pela imprensa bolsonarista da cidade, que buscou utilizar nosso evento e encontro para fazer sua campanha e seus ataques contra a Unioeste, seus cursos, professores, acadêmicos e contra a autonomia das Universidades Públicas em geral. À Gazeta de Toledo, nosso mais profundo desprezo e repúdio!
Devido à negativa da reserva de sala de aula por parte da direção do campus da Unioeste em Toledo, a atividade ocorreu no Espaço do Diretório Central dos Estudantes da Unioeste, o DCE/ELFO.
Na parte da manhã, entre as 9h e 12h, após a exibição de um vídeo para a abertura da atividade com o Hino da Internacional Comunista, versão Latino Americana, houveram três mesas com falas sobre as Teses dos 4 primeiros Congressos da III Internacional Comunista para celebrar seu centenário (1919-2019) e sua importância para história e para a luta dos trabalhadores, jovens, mulheres, negros e demais oprimidos em todo o mundo.
Após um almoço coletivo, os participantes do Encontro Regional retornaram na parte da tarde, das 14h às 16h para dar inicio a um novo debate, desta vez “Sobre a Crise no Ensino Público e a Dívida Pública” e “O Capitalismo e a questão ambiental”.
As duas propostas de temas para o debate buscaram mostrar, e mostraram, a necessidade de se travar uma batalha para a derrubada do governo reacionário de Bolsonaro assim como o sistema capitalista e sua barbárie, do qual o presidente da república nada mais é do que mais um de seus meros e fiéis lacaios. É necessário lutarmos pela derrubada do capitalismo! Não existe saída para a crise na educação e no ensino, para crise ambiental e a destruição irracional da natureza dentro deste sistema. Ou avançamos para o socialismo, ou é a barbárie que nos espera!
Os participantes também aproveitaram a ocasião e o encontro para manifestar sua solidariedade à campanha Em defesa da Vida da Prof.ª Mara, campanha que denuncia as ameaças por parte de um grupo de estudantes de inclinação neonazista que pregam e procuram estimular seu assassinato. Solidariedade também aos estudantes secundaristas Vinícius Lopes e Yuri Quiterio, que sofrem perseguição política pela direção da Escola Estadual Roldão Lopes de Barros em SP. Por fim, os participantes do encontro também se solidarizaram contra a perseguição política e policial a Maximiliano Herrera, militante do FightBack, seção canadense da CMI.
O Encontro Regional da Liberdade e Luta, apesar de todas as ameaças e bloqueios, conseguiu realizar-se com sucesso, garantindo o debate político e a defesa das Liberdades Democráticas no interior da universidade!
Em Defesa Das Liberdades Democráticas!
Em Defesa da Educação Pública, Gratuita e para Todos!
Em Defesa da Natureza!
Abaixo ao Capital e ao Capitalismo!
Fora Bolsonaro!