IFRJ Belford Roxo fica! Wagner sai!
FOTO: FACEBOOK IFRJ CAMPUS BELFORD ROXO
O prefeito Wagner Dos Santos Carneiro (MDB) de Belford Roxo – RJ com apoio do PDT, PP, PV entre outros, revogou as leis 1.479/13 e 1.520/14 que doava o terreno público onde desde 2015 se encontra o IFRJ, alegando que o instituto não atendeu os acordos com a prefeitura.
Localizado no bairro de São Bernardo, em um lugar conhecido como “marco zero”, precário, sem saneamento básico, água encanada, e ruas sem asfalto, o IFRJ de Belford Roxo corre o risco de fechar e deixar de atender a juventude e a classe trabalhadora daquela cidade.
A IFRJ de Belford Roxo oferece cursos de Formação Inicial e Continua de Trabalhadores, Educação Profissional Técnica em Nível Médio e Educação Superior com ênfase na indústria criativa, e também abriga a Rede Emancipa.
Belford Roxo é considerado um dos municípios mais perigosos da baixada fluminensee em 2019 foi a cidade com o maior índice de tiroteios do Rio de Janeiro. O fechamento do IFRJ pode aproximar mais jovens carentes da criminalidade.
O fechamento do campus de Belford Roxo é um ataque à educação pública, à juventude e a classe trabalhadora, de um município que se encontra em 6º nos índices de pobrezas do Rio de Janeiro segundo IBGE.
Nos somamos a luta pela permanência do IFRJ e apontamos a necessidade do fim do pagamento da dívida pública para que todo dinheiro necessário seja destinado às necessidades da juventude e da classe trabalhadora, para manutenção das nossas escolas, institutos e universidades públicos, para a ciência e pesquisa!
IFRJ fica! Wagner sai!
Pela educação pública, gratuita e para todos!
Fora Bolsonaro! Por um governo dos trabalhadores, sem patrões nem generais!
Fontes:
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2020/01/5850120-belford-roxo—a-mais-violenta.html
https://diariodorio.com/prefeitura-e-vereadores-de-belford-roxo-aprovam-fim-do-ifrj-no-municipio/
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/belford-roxo/panorama