Liberdade e Luta participa de atividade sobre as lutas das mulheres na PUC SP

mulherespuc

mulherespuc

No dia 14/3 foi realizada na PUC-SP a atividade ‘Juntas Contra Dória! Por uma SP das Mulheres.’ Estavam presentes: a vereadora do PSOL SP Samia Bomfim, a grafiteira feminista Drika Prates, a professora da rede pública Adriana Vasconcelos, a militante do coletivo Juntas Julia Machini e, Lucy Dias da Coordenação Nacional da Liberdade e Luta.  

A atividade foi realizada no pátio da cruz. A Liberdade e Luta relembrou a origem de classe do Dia Internacional das Mulheres e o papel das mulheres trabalhadoras para a derrubada da autocracia e início da Revolução Russa de 1917, que comemoramos seu centenário este ano. E posteriormente, das conquistas do Estado Operário para as mulheres, como o sufrágio universal feminino, a igualdade de salários entre homens e mulheres na mesma função, a legalização do aborto e o direito ao divórcio, para citar apenas alguns. 

As convidadas falaram sobre os ataques do governo gestor de Dória na prefeitura da cidade, que votou apenas um projeto desde o início das sessões: o projeto da proibição dos grafites. Além disso, avança através do mandato da vereadora Samia e de aliados, a CPI sobre a violência contra as mulheres. Drika explicou que esse projeto busca institucionalizar o grafite e punir os grafiteiros. A professora Adriana falou sobre as mudanças que já começam na rede com a gestão do prefeito.  Julia falou sobre as lutas das mulheres pelo mundo, da marcha de mulheres contra Trump e do 8M, da greve internacional de mulheres que vem se expressando no Brasil com o motim ‘Previdência Fica! Temer Sai!’

Na atividade, a Liberdade e Luta convocou para a mobilização do dia 15 de Março contra a Reforma da Previdência, que tanto desconsidera as duplas e triplas jornadas da mulher ao equiparar a idade mínima para aposentadoria, quanto penaliza os jovens pobres que começam a trabalhar muito cedo. Mobilizando pela derrubada destas propostas e contra o governo Temer e o Congresso Nacional.  

Foi uma atividade riquíssima! Dialogou com os estudantes presentes, levando esse debate que é tão importante para dentro das universidades, mobilizando para as lutas em que as mulheres certamente saem na linha de frente e incendeiam a situação política com suas pautas, em conjunto com a classe trabalhadora!

mulherespuc2

 

Facebook Comments Box