#LibertemMatheus, preso político do #3J em São Paulo! Lutar não é crime!
Expressamos nossa solidariedade a Matheus Machado, preso em São Paulo por ocasião das manifestações de 3 de julho contra o Governo Bolsonaro. A Liberdade e Luta soma-se à exigência de sua libertação imediata. Seu perfil no Instagram (@machado.ttt) está funcionando como centro da campanha em seu apoio. Ele está detido no 77º Distrito Policial – Santa Cecília. Compreendemos ser inaceitável um ativista que se identifica com o movimento dos trabalhadores ser criminalizado pela polícia e pelo judiciário a serviço da classe burguesa.
A Liberdade e Luta reivindica o pleno exercício da liberdade de manifestação e de expressão, direitos todos os dias reduzidos e deformados sob o manto do Estado Democrático de Direito. A questão toda se resume a classe contra classe. A PM que prendeu Matheus, o judiciário que irá julgá-lo e o sistema de cadeias para onde ele pode ir estão todos a serviço da classe burguesa. Embora o Governador João Doria tenha interesse em desgastar o Governo Bolsonaro, utilizou-se da ação direta de grupos de manifestantes como pretexto para demonstrar do que são capazes suas forças de repressão.
Por conta das Jornadas de Junho de 2013, a burguesia se valeu do mesmo recurso, porém, em grande escala. Ela criminalizou manifestantes primeiro com seus bastões e depois com seus martelos. O judiciário a serviço do capital valeu-se de seus mil instrumentos legais para processar, condenar e criminalizar exemplarmente ativistas, valendo-se de suas táticas. Utilizou-os como exemplo e aviso aos demais: não ousem lutar, ou o destino de vocês será igual!
A prisão de Matheus se trata portanto de uma prisão política. Exigimos a liberdade de lutar, e o direito de lutar pela liberdade. Discordamos dos métodos utilizados por anarquistas, Black Blocs e autodenominados autonomistas no dia 3 de julho. São táticas que servem à burguesia como pretexto para avançar sua criminalização já em marcha. Ainda assim, somos contrários à prisão e criminalização de qualquer ativista de esquerda por parte dos inimigos de classe dos trabalhadores.
A campanha #LibertemMatheus mostra o caminho a ser seguido, apelando para a ação coletiva de solidariedade e de pressão política. Essa é a tática a ser desenvolvida, em primeiro lugar para libertar Matheus e qualquer outro preso político. A luta para que #LibertemMatheus é a luta para por #AbaixoBolsonaro.