Participe da campanha Universidades Ficam, Bolsonaro Sai! Envie sua moção!
No dia 25 de maio, a Liberdade e Luta lançou a campanha “UFRJ Fica, Bolsonaro Sai” em que exige a revogação do Orçamento 2021 aprovado pelo Congresso Nacional, a recomposição de um orçamento que destine todo o dinheiro necessário à educação e ciência, contra o fechamento das universidades federais e pelo fim do pagamento da Dívida Pública!
O cenário que estamos vendo, de diversas universidades federais anunciando paralisação e mesmo fechamento, tem como início recente a aprovação do Orçamento 2021 enviado pelo governo Bolsonaro ao Congresso que propôs cortar 8,61% dos recursos da educação e 27,71% da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. No orçamento aprovado, os recursos destinados à Educação foram de apenas 2,7%. Esse corte no orçamento geral da Educação representou, para as universidades federais, redução de 37% nas despesas discricionárias se comparadas a 2010. Esse é o golpe final para asfixiar as universidades públicas com o objetivo entregá-las nas mãos dos tubarões do ensino privado ou abandonar o patrimônio público às traças, reduzindo diversos serviços que as universidades oferecem para além da interrupção da vida universitária de milhões de estudantes e da demissão de servidores, docentes e trabalhadores.
O governo Bolsonaro é o fio de continuidade de uma política de asfixia da educação pública que está em total conexão com os interesses do capitalismo em crise, que necessita privatizar todo e qualquer serviço que ainda não esteja sob seu controle, para aumentar suas taxas de lucros e superar a crise, descontando seus efeitos nos trabalhadores e jovens. Como podemos ver na tabela abaixo que mostra a relação dos investimentos totais do PIB na Educação, em 17 anos (2000-2017), a educação superior teve apenas 0,6% de aumento em investimentos em relação ao PIB e todos os níveis de ensino (educação básica, infantil, ensino fundamental da primeira a oitava série), ensino médio e superior, todos esses níveis tiveram um aumento de apenas 1,7% em relação ao PIB, em 17 anos!
Nos últimos quatro anos, a situação apenas piorou, com a reforma do Ensino Médio em 2018 que prepara a privatização do ensino médio e o rebaixamento dos currículos para o ensino superior. Neste momento, em meio a pandemia, os governos de todos os Estados aplicam esta verdadeira contrarreforma do ensino com a conivência e silêncio das entidades estudantis e sindicais de todo o país.
A eleição de Bolsonaro e seu governo ultra reacionário e ultra liberal já veio com a promessa de privatizações, obscurantismo e uma postura totalmente anticiência. Na pandemia, a educação básica recebeu o menor orçamento da década e vemos a expressão mais bem acabada dessa sanha no estrangulamento das universidades públicas e no Projeto de Lei de Anderson Moraes (PSL-RJ) com pedido de extinção da UERJ e transferência de suas vagas para o ensino privado.
Contudo, esse governo vem se enfrentando a cada passo com as mobilizações populares. Em 15 de maio de 2019 dois milhões de pessoas foram às ruas do Brasil inteiro protestar contra os cortes na educação e colocando como palavra de ordem de massas o Fora Bolsonaro. Em 2021, manifestações expressivas retornam às ruas, mesmo sob a pandemia, para expressar seu repúdio a política assassina, obscurantista e anticiência desse governo, com um único objetivo: pôr abaixo Bolsonaro e seu governo já!
É nos somando a esse grito que ampliamos a campanha “UFRJ Fica, Bolsonaro Sai” para “Universidades Ficam, Bolsonaro Sai”, nos conectando com o enorme movimento que quer pôr abaixo esse governo e realizando a defesa das Universidades Públicas, da Educação e da Ciência, exigindo a recomposição de um orçamento que destine todo o dinheiro necessário para a educação e ciência! Dinheiro para isso existe, mas ele tem sido usado para pagar a Dívida Pública, que no Orçamento 2021 consome 37,07% que vai direto para o bolso de banqueiros e parasitas do mercado financeiro e aumentou as despesas militares para ampliar a repressão, retirando recursos que deveriam ir para a educação, ciência, saúde e todos os serviços públicos que precisamos!
A luta em defesa das Universidades Públicas, da Ciência e da Educação passa pela derrubada desse governo através da mobilização dos trabalhadores e da juventude, sem ilusões no Congresso Nacional podre que foi o mesmo a aprovar esse orçamento de guerra contra nós! Só com um governo dos trabalhadores e para os trabalhadores vamos poder um orçamento digno para dar Educação Pública, Gratuita para TODOS, ampliando recursos e investimentos para que todos tenham acesso a uma educação com tudo que é necessário, desde que equipamentos, estruturas até o nível de pesquisa e extensão, da creche à universidade, de norte a sul do país!
Junte-se à campanha Universidades Ficam, Bolsonaro Sai!
- Envie sua moção contra o fechamento das universidades federais e pela recomposição de um orçamento que destine todo o dinheiro necessário para a educação e ciência!
- Se você está em uma Universidade ou Instituto Federal entre em contato para organizarmos a campanha em seu campus!
- Leia e assine o manifesto: Abaixo Bolsonaro! Por um governo dos trabalhadores sem patrões nem generais! Junte-se à um comitê de ação Abaixo Bolsonaro Já!
- Participe da articulação das Universidades Públicas contra o fechamento, pela revogação do Orçamento 2021 e pela recomposição de um orçamento que destine todo o dinheiro necessário para a educação e ciência! Entre em contato pelo What’s App (61) 9422-1341!
Envie sua moção!
Sugerimos que sua moção seja encaminhada seguindo as seguintes orientações:
Título do e-mail: Universidades Ficam, Bolsonaro Sai! Pela recomposição do orçamento que destine todo dinheiro necessário a educação e ciência!
E-mails para onde enviar: contato@une.org.br, sen.rodrigopacheco@senado.leg.br, presidencia@camara.leg.br, comunicacao@anpg.org.br, souliberdadeeluta@gmail.com, cut@cut.org.br
Texto:
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais antiga e maior universidade federal do país, anunciou no dia 12 de maio que corre o risco de fechar as portas na metade do ano devido à falta de verbas. Essa situação limite que assombra estudantes, professores, servidores e toda a sociedade é resultado de uma política privatista e reacionária para a educação que, em 11 anos, foi responsável por reduzir o orçamento do MEC para as universidades federais em 37%. Agora, diversas outras universidades já anunciaram fechamento ou paralisação de suas atividades.
Diante desse cenário, exigimos que o orçamento 2021 aprovado pelo Congresso que cortou recursos da saúde e educação seja revogado e exigimos a recomposição de um orçamento para impedir o fechamento das universidades federais e que destine todo o dinheiro necessário à educação e ciência! A CUT, UNE e ANPG, o movimento estudantil e sindical, devem organizar uma ampla mobilização da juventude e dos trabalhadores contra o fechamento das universidades federais, para pôr abaixo o Orçamento 2021 e o governo Bolsonaro!
- Universidades Ficam, Bolsonaro Sai!
- Revogação do Orçamento 2021! Pela recomposição do orçamento que destine todo dinheiro necessário a educação e ciência!
- Fim do pagamento da Dívida Pública! Todo dinheiro necessário à educação e ciência, em todos os níveis!
Nome, local, representação