Relato: Núcleo ‘Jovens trabalhadores’ de Joinville discute ‘Trabalho igual, salário igual’
Nesse domingo (1º/8) foi realizada uma atividade com tema “Trabalho igual, salário igual”, organizada pelo núcleo de Jovens Trabalhadores da Liberdade e Luta.
O debate abordou a questão do trabalho doméstico dentro do regime capitalista. A mulher presa ao trabalho do lar continua sendo oprimida por não conseguir participar da vida social e, muitas vezes, se sobrecarrega com várias jornadas de trabalho.
Outro ponto debatido foi como o capitalismo junto à Covid-19 ataca diretamente o bolso das mulheres trabalhadoras que perderam suas rendas na atual conjuntura. Muitas delas, atreladas com trabalhos autônomos, perderam sua fonte de remuneração e tiverem suas atividades paralisadas na pandemia, aprofundando ainda mais a desigualdade social.
As soluções para os problemas, apresentadas pelos informantes, demonstram que somente com um processo revolucionário que aponte para o socialismo conseguiremos resolver as demandas de toda a classe trabalhadora. Trazendo as mulheres para a vida social e produtiva, de forma organizada nos sindicatos de luta, libertando-as, assim, das mazelas do trabalho doméstico.
A Liberdade e Luta vem construindo atividades por meio dos seus núcleos, em busca de ajudar a juventude a se formar e organizar rumo ao socialismo. Junte-se a nós!