Relatos: Estudantes e trabalhadores da UFSC reúnem-se para discutir cortes na educação e perspectivas de luta
Na noite dessa terça-feira, 15/6, realizamos uma reunião com a presença de estudantes de graduação, pós graduação e ex-alunos da UFSC que hoje atuam como professores e técnicos administrativos, para constituição do núcleo da Liberdade e Luta – UFSC.
Nessa reunião discutimos a situação calamitosa que atinge as universidades federais do país que vem sofrendo nesse último período verdadeiros golpes mortais com o orçamento 2021, aprovado pelo governo Bolsonaro. Discutimos, em especial, a triste e preocupante situação na UFSC.
O orçamento destinado para UFSC nesse ano de 2021 é o mais baixo em mais de uma década e a universidade corre o risco real e iminente de interromper as suas atividades. Segundo o próprio secretário de Planejamento e Orçamento da unidade de ensino, Fernando Richartz, foi necessário “cortar muito do que é essencial para funcionar com qualidade(…). Assim, ações de pesquisa e extensão não serão realizadas e os recursos serão direcionados apenas ao ensino. Também não será possível fazer nenhum reparo ou melhoria na infraestrutura.”
Essa declaração de manutenção apenas das atividades de “ensino”, ou seja, abandonando as premissas do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), representa um ataque brutal a universidade pública, condenando o seu caráter e o seu propósito de funcionamento. Além disso, as próprias atividades de “ensino” estão em cheque uma vez que o pífio orçamento é incapaz de garantir para a universidade segurança, limpeza, manutenção e investimentos em infraestrutura, ou seja, o “ensino” só será possível em caso de permanência da modalidade a distância.
Outro problema gravíssimo está relacionado com a impossibilidade da garantia de bolsas para estudantes e pesquisadores bem como dos programas de permanência estudantil, que também estão condenados, ou seja, afetando, justamente, a vida dos estudantes que necessitam desse auxílio e afetando totalmente a qualidade do ensino e aprendizagem, obrigando alunos a conciliarem seus estudos com trabalhos paralelos.
Isso representa o fim da universidade pública e trata-se da aplicação completa da agenda do governo Bolsonaro que, destinando apenas 2,4% de todo orçamento nacional para educação, busca asfixiar e destruir o ensino público no Brasil.
Entendemos que a única maneira de reverter essa situação de colapso é encampar uma luta permanente para por abaixo imediatamente o governo Bolsonaro, ou seja, a luta hoje contra o fechamento das federais (UFSC, UFRJ, UNIFESP, entre outras) é a luta pela derrubada do governo Bolsonaro que é responsável direto pelo estrangulamento das universidades federais tanto em 2019, com o projeto Future-se e atualmente com novo corte que impõe no orçamento 2021!
Entendemos também que a luta localizada não é suficiente para barrar este ataque, é preciso que a luta seja em nível nacional, não só pelos professores, demais funcionários e estudantes das federais, mas se estendendo a toda sociedade, em defesa das universidades públicas e para pôr abaixo esse governo!
As mobilizações devem pautar a derrubada do governo Bolsonaro, pois toda a luta em prol da educação pública se esbarra com o projeto ultraliberal, reacionário e negacionista do governo Bolsonaro! Enquanto universitários, somos pessoas que têm seu papel na produção científica, por isso, também é necessário denunciar o absurdo do obscurantismo do governo em plena pandemia, e que tal absurdo se materializa numa pilha de cadáveres! É necessário construir um movimento de greve geral para impedir o fechamento das universidades e para pôr abaixo esse governo!
Como próximas ações do Núcleo Liberdade e Luta – UFSC iremos organizar nossa participação nos atos do dia 19/6, manter reuniões frequentes de formação política e análise de conjuntura, além da realização de atividades práticas de agitação e elaboração de artigos para denunciar a situação que assola nossa universidade. Caso tenha interesse em fazer parte do Núcleo Liberdade e Luta – UFSC ou queira ajudar na criação de núcleos de luta em sua escola, universidade ou frente de intervenção, entre em contato conosco.
> Não ao fechamento das universidades públicas! UFRJ Fica, Bolsonaro Sai!
> Universidades ficam, Bolsonaro sai!
> Todo dinheiro necessário para a educação e ciência pública!
> Abaixo o governo Bolsonaro já!