Repúdio a prefeitura de Belém-PA e a Guarda Municipal! Transporte público, gratuito e para todos!
Nessa quarta-feira, 24 de março, o conselho municipal de transportes de Belém (PA), aprovou o aumento do preço da passagem de ônibus para cinco reais na capital. O reajuste precisa ser aprovado pelo prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) antes entrar em vigor. Em resposta a isso, estudantes se manifestaram em frente a prefeitura contra o reajuste, e foram recebidos com repressão pela Guarda Municipal. Os estudantes alegaram que uma manifestante que está grávida foi agredida na truculenta abordagem da Guarda Municipal.
A Liberdade e Luta repudia o aumento da passagem e a repressão covarde da polícia. Nos solidarizamos com os estudantes e militantes que foram agredidos nessa abordagem e denunciamos a ação do prefeito Edmilson Rodrigues em acionar a guarda para uma manifestação justa e pacífica da juventude e dos trabalhadores contra o aumento da passagem!
A burguesia e aqueles que estão a seu serviço querem fazer os trabalhadores pagarem pela crise econômica aumentando os custos de vida (aluguéis, alimentação, vestuário, transporte, educação, saúde). Os serviços públicos são salários indiretos da classe trabalhadora e toda vez que uma concessão é realizada, um aumento é decretado, um serviço é terceirizado ou privatizado os trabalhadores estão pagando por isso.
A Liberdade e Luta defende que os mandatos sejam controlados coletivamente e revogáveis a qualquer momento, que os candidatos a qualquer cargo público tenham um programa abertamente revolucionário e de enfrentamento ao capital. Os candidatos que apoiamos ou lançamos não recebem dinheiro público para a campanha e rejeitam os salários corruptos desses cargos, colocando o montante acima do salário médio de um operário especializado num fundo de luta para apoiar a atividade independente dos trabalhadores e da juventude. Claramente essa não é a política de Edmilson Rodrigues e, infelizmente, da maioria das correntes de esquerda, o que estimula a adaptação à burguesia e aos seus interesses e a ações como essa, de um daqueles que deveriam estar do mesmo lado da trincheira.
Não ao aumento dos transportes em Belém! Transporte público, gratuito e para todos! Estatização sob controle dos trabalhadores dos transportes! Abaixo a repressão! Pelo fim da PM e das polícias!