Vitorioso Encontro Regional do Núcleo Joinville da Liberdade e Luta

“Um partido revolucionário deve necessariamente basear-se na juventude”

(Leon Trotsky)

No último sábado (03.06), o Núcleo Joinville da Liberdade e Luta realizou um vitorioso Encontro Regional reunindo jovens secundaristas, universitários e trabalhadores de várias regiões da cidade do norte catarinense. A atividade realizada na sede da Esquerda Marxista foi resultado de uma ampla construção que contou com panfletagens em escolas, universidades e praças, convidando para o Encontro e reforçando a campanha pela Revogação do Novo Ensino Médio. 

Nossa mobilização proporcionou a aproximação de novos jovens às nossas fileiras, assim como o ódio dos bolsonaristas de Joinville. Estes buscaram, em uma das escolas que panfletamos e em um conhecido programa de rádio, ameaçar e perseguir o direito da juventude de se manifestar e organizar. Não nos incomodamos com suas ameaças, pois estamos ao lado dos estudantes e trabalhadores que demonstram sua vontade em discutir política e revolução. 

Em nosso Encontro, o camarada Chico Aviz apresentou uma proposta de Resolução Regional da Liberdade e Luta, que foi aprovada pelos participantes (leia abaixo). Em seguida, as camaradas Julia Vasconcelos e Roberta Iorane deram informes convocatórios ao Encontro Nacional da Liberdade e Luta e uma prévia da mesa que abordará a Escola que os marxistas defendem. O camarada Luiz Neto também contribuiu com a apresentação da revista teórica América Socialista n° 22, publicação valiosa da Esquerda Marxista. Outras intervenções dos companheiros presentes também enriqueceram a discussão para a eleição dos delegados, que foi orientada pela camarada Mayara Colzani. Esse vitorioso processo elegeu 23 delegados de Joinville para nossa ida a São Paulo para representar nossas atuações e construção, a partir de uma listagem prévia apresentada com o acréscimo de 2 jovens que, durante a atividade, se convenceram da importância de serem delegados e participarem do Encontro Nacional da Liberdade e Luta.

Abaixo, leia a Resolução Regional do Núcleo Joinville da Liberdade e Luta para compreender mais nossa luta nesta que é a maior cidade do estado de Santa Catarina.

Resolução RegionalLiberdade e Luta – Núcleo Joinville

Junho de 2023

1. A Liberdade e Luta é uma organização de juventude que luta pelo comunismo e pela revolução, no Brasil e no mundo. Fazemos parte da Corrente Marxista Internacional, defendemos as ideias do marxismo e apontamos a necessidade da juventude se educar nas tradições do movimento operário internacional. A Liberdade é nossa meta! A Luta é nosso método!

2. Em Joinville, nosso núcleo atua desde 2016 em universidades, escolas e nos locais de trabalho construindo campanhas em defesa da classe trabalhadora e da juventude, como os combates às contrarreformas da Previdência e Trabalhista, à Lei da Mordaça e a Escola Sem Partido, pelo Fora Temer, o Fora Bolsonaro e pelo Fim da Polícia Militar!

3. Em 2023, a Liberdade e Luta está na vanguarda da campanha pela Revogação do Novo Ensino Médio. O núcleo de Joinville se destaca neste combate, realizando desde o início do ano letivo panfletagens, discussões, vendas de materiais e atividades com jovens sobre a necessidade de pôr abaixo mais essa contrarreforma. 

4. Com essa atuação, fundamos o Comitê de Luta pela Revogação do NEM e continuamos no combate defendendo a PL da Revogação (2601/23) e denunciando a farsa da chamada “Consulta Pública”, que promove audiências, oficinas de trabalho e pesquisas nacionais esvaziados e controlados por conselheiros comprometidos com instituições privadas de ensino e com os interesses do Capital, que defendem a necessidade de “ampliar” o NEM e não de revogar.

5. Nas universidades, especialmente em Univille e Udesc, nossas atuações se expressam pela construção do movimento estudantil pela base, junto a Centros Acadêmicos de luta, pautando a estatização da Univille contra a proposta oportunista, falaciosa e divisionista do governo Jorginho Mello da “Faculdade Gratuita”.

6. A estatização das universidades comunitárias, o Passe Livre com uma empresa pública de transporte e o Fim do Pagamento da Dívida Pública são as bandeira históricas e fundamentais dos militantes da Liberdade e Luta em Joinville, carregando a herança do DCE é Pra Lutar, gestão de 2011-2013 na Univille.

7. Em Joinville, nossa luta deve se solidificar na Univille, Udesc e na Católica denunciando as direções estudantis locais porta-vozes de reitorias e coordenações e, nacionalmente, a adaptação da União Nacional dos Estudantes (UNE) aos governos de colaboração de classes do Partido dos Trabalhadores, representado por Lula e Alckmin.

8. Na Educação, o governo Lula-Alckmin atua como correia de transmissão e em defesa das políticas de educação pró-capital, de transferência de dinheiro público para empresas privadas, tal como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Enquanto a direção nacional da UNE aceita a privatização do ensino, desde que seja “regulamentado”.

9. A Liberdade e Luta rechaça essa posição. Defendemos que a UNE retome seus princípios, da Carta de Refundação de 1979, em que defendeu clara e abertamente a educação pública, gratuita e universal, em todos os níveis. Nós defendemos que a UNE adote as bandeiras de luta por TODO o investimento necessário para a educação e ciência públicas e de rompimento com o pagamento da fraudulenta Dívida Pública.

10. O novo arcabouço fiscal não é uma saída para o teto dos gastos. É uma outra forma de seguir o pagamento de juros e amortizações da Dívida Pública enquanto a juventude amarga em escolas e universidades sucateadas. Para que a UNE defenda essas posições é preciso INDEPENDÊNCIA total do governo Lula-Alckmin, que é um governo de colaboração de classes, de submissão e de compromisso com a agenda do imperialismo.

11. Neste ano também completam-se 10 anos das Jornadas de Junho que expressaram a potência da juventude em ocupar as ruas de todo o país. Em Joinville os militantes da Liberdade e Luta ajudaram a dirigir a juventude na cidade naqueles acontecimentos históricos, unificando secundaristas na União Nacional dos Estudantes (UJES), universitários e trabalhadores.

12. Para retomar este ânimo e enraizamento, temos como tarefa apresentar um programa político que conecte a juventude à classe trabalhadora. É neste sentido que a Liberdade e Luta se propõe atuar em Joinville, tanto nas universidades pela construção de CAs de luta, quanto nas escolas com a fundação de Grêmios Estudantis e a refundação da UJES, efetivando a proposta de Sindicatos Estudantis.

13. Por isso, defendemos:

14. Convocações regulares de Assembleias Gerais Estudantis!

15. Defesa da Autonomia Universitária e Estudantil: liberdade de pensamento científico, político e artístico nas Universidades e Escolas! 

16. Pela liberdade de expressão, manifestação e organização nas universidades e escolas públicas e privadas!

17. Por centros acadêmicos, diretórios, DCEs e grêmios estudantis baseados nos princípios dos Sindicatos de Estudantes: livre, independente, de base, democrático e socialista!

18. “Quem paga a banda, escolhe a música”: independência financeira do movimento estudantil!

19. Atividades e ações frequentes de formação política!

20. Fim do Estágio Não Remunerado!

21. Fim dos vestibulares! Educação pública, gratuita e para todos e em todos os níveis já!

22. Não queremos cotas! Queremos todos os jovens nas universidades públicas! Chega de exclusão!

23. Ampliação e investimento de políticas de assistência para acabar com a evasão dos estudantes! 

24. Pela redução imediata das mensalidades nas universidades pagas! Fim das taxas! Federalização das universidades privadas que recebem dinheiro público! 

25. Não aos 40% de EAD em cursos presenciais! Revogação da portaria nº 2.117! 

26. Abaixo a terceirização! Abaixo à privatização das Universidades! 

27. Pela garantia de conclusão dos estudos de todos os inadimplentes e perdão imediato de suas dívidas!

28. Revogação do Novo Ensino Médio já! Não ao pagamento da dívida pública, interna e externa! Todo dinheiro necessário para a educação e ciência pública! 

29. 10 anos das jornadas de junho de 2013: passe livre, tarifa zero já! 

30. SEM ANISTIA! Prisão para Bolsonaro pelos crimes cometidos durante seu mandato, como a gestão criminosa da pandemia, e para todos os organizadores, financiadores e participantes de ações golpistas! 

31. ABAIXO A GUERRA NA UCRÂNIA! Abaixo os governos reacionários de Putin e Zelensky! Abaixo o imperialismo, desmantelamento da OTAN! 

32. Abaixo o capitalismo! Solidariedade internacional à luta da classe trabalhadora e da juventude! Por um mundo socialista!

33. Este programa serve como base para nossa intervenção, buscando ampliá-lo junto aos estudantes com as pautas específicas de cada local.

34. Estamos fartos desse sistema podre! É por isso que reivindicamos o socialismo e a revolução. É por isso que lutamos! O capitalismo já deixou claro que não vai nos entregar nada de novo. Se quisermos um mundo novo, teremos que arrancá-lo com nossas próprias forças e com nossa própria organização.

35. Por isso, as tarefas centrais do núcleo da Liberdade e Luta em Joinville são formar quadros jovens, enraizar nossa intervenção na base e preparar um salto qualitativo da juventude em nossa região, conectando-a com as lutas nacionais e internacionais da classe trabalhadora.

36. Esta resolução foi submetida ao Encontro Regional da Liberdade e Luta em Joinville de 3 de junho de 2023 e será apresentada no Encontro Nacional da Liberdade e Luta, em São Paulo.

—————————————————————————————————————-

Com esta construção, a Liberdade e Luta em Joinville se fortalece para atuar, agitar e propagandear a luta pela revolução e o socialismo, em defesa do marxismo. Nosso combate após o Encontro Regional se centrará em nosso Encontro Nacional, incluindo uma festa julina para arrecadação financeira, e na eleição do Centro Acadêmico Livre de História Eunaldo Verdi (CALHEV) da Univille, ao qual estamos apresentando nosso programa e ajudando a construir a Chapa 2 – Vermelha. Além disso, no empenho pela construção de grêmios estudantis e demais CAs pelas universidades da cidade. 

Assim, convocamos todos ao Encontro Nacional, delegados e convidados, para que possamos realizar integralmente a formação e ânimo revolucionário! 

Viva o Núcleo Joinville da Liberdade e Luta!

Pela organização da juventude livre, independente, de base, democrática e socialista!

Facebook Comments Box