O DCE Univille e as tarefas do Movimento Estudantil
A Liberdade e Luta atua na Universidade da Região de Joinville (Univille) desde 2016 buscando a organização de um movimento estudantil livre, independente, de base, democrático e socialista. Pautamos o nosso programa nacional pela construção de sindicatos estudantis, na luta pelos Serviços Públicos, Gratuitos e para Todos e a unidade entre estudantes e trabalhadores. Nesta universidade, também carregamos como legado a gestão do DCE é pra lutar (2011-2013) que representa a última direção de esquerda do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da maior universidade de Joinville.
Desde então, disputamos o DCE em 2017, compusemos direções do centro acadêmico de História (Calhev) e de Letras (Callet). Fundamos e dirigimos o Centro Acadêmico de Biologia (Cabio) e contribuímos com manifestações e atividades dentro e fora do campus. Do Fora Temer às lutas contra os aumentos das mensalidades, o criminoso transporte coletivo privado de Gidion e Transtusa, o Fora Bolsonaro e Moisés, dentre inúmeras outras mobilizações.
A Liberdade e Luta é propositiva na Univille e se constrói falando a verdade sobre nossa política: somos comunistas, lutamos pela revolução e defendemos o marxismo. Justamente por isso aprendemos como a tática da Frente Única, ferramenta histórica do movimento operário internacional, é uma chave para a ação revolucionária da juventude e dos trabalhadores. Assim, entendemos que o fundamental para uma Frente Única é a formulação de um programa radical, capaz de firmar unidade para derrotar a direita, que no caso do DCE da Univille dirige essa entidade há anos.
Infelizmente, essa não foi a ação realizada, neste momento, para enfrentar a atual direção e sua continuidade, representada pela reacionária chapa “Update” às eleições do dia 1° de junho. Com isso, tudo indica que esta chapa será vitoriosa na disputa contra os companheiros da chapa 2 – “Vanguarda”, a qual, por sua vez, compreendemos apresentar uma plataforma com limites reivindicatórios.
Nossas tarefas passam por apresentar um programa que exija a estatização das universidades comunitárias e do transporte público. Os estudantes fazem desta a maior universidade da região, uma camada de jovens trabalhadores com a capacidade e o tamanho de parar Joinville para discutir e pôr na ordem do dia a bandeira pelos Serviços Públicos, Gratuitos e Para Todos e o não pagamento da dívida pública. Esse deveria ser o centro do programa de oposição nas eleições do DCE e do Conune.
Trata-se de mobilizar os estudantes contra a real situação, onde a direita na Univille tem os aparatos necessários para manter-se no DCE, sendo porta-voz da reitoria, aliada absoluta das Atléticas e, historicamente, tendo financiamento privado para seus materiais. Para piorar, o apoio contumaz ao programa falacioso, oportunista e privatista da Acafe e do Governo Jorginho Mello, o “Universidade Gratuita”, aumentou o prestígio dos membros do DCE com a reitoria e os políticos burgueses envolvidos. Publicamos um artigo explicando este “projeto”, que você pode ler aqui.
Por isso entendemos que as tarefas urgentes do movimento estudantil na Univille passam por denunciar frontalmente o papel das gestões do DCE, construindo Centros Acadêmicos independentes dos grupos e instâncias da direção da entidade, das coordenações de departamentos e da reitoria. É inadmissível ao movimento estudantil de luta se prestar a agradecer o DCE e à reitoria por armários aos CA’s, assim como é inconcebível ser pressionado a pedir permissão para passar em salas – como foi relatado por companheiros sobre a eleição ao Conune. Tal como não podemos nos fechar em reuniões com os diretores da universidade para explicar pautas que o movimento estudantil protagonizou.
Também precisamos conectar nossas pautas com a juventude secundarista e os trabalhadores de dentro e fora da universidade. A contrarreforma do Novo Ensino Médio, o “arcabouço fiscal” do governo Lula-Alckmin, a Escola Sem Partido reformulada pelo governo do estado com a lei intitulada “Semana Escolar de Combate à Violência Institucional contra a Criança e o Adolescente”, dentre outros ataques que nossa classe vem sofrendo.
Por isso, a Liberdade e Luta busca se enraizar na base do movimento estudantil da Univille, junto com outros companheiros de luta, ampliando nossa atuação, mas, essencialmente, apresentando nosso programa radical e socialista:
- Convocações regulares de Assembleias Gerais Estudantis!
- Defesa da Autonomia Universitária e Estudantil: liberdade de pensamento científico, político e artístico nas Universidades e Escolas!
- Pela liberdade de expressão, manifestação e organização!
- Por centros acadêmicos e DCE baseados nos princípios dos Sindicatos de Estudantes: livre, independente, de base, democrático e socialista!
- “Quem paga a banda, escolhe a música”: independência financeira do movimento estudantil!
- Atividades e ações frequentes de formação política!
- Fim do Estágio Não Remunerado!
- Fim do vestibular! Educação pública, gratuita e para todos e em todos os níveis já!
- Queremos todos os jovens nas universidades públicas! Chega de exclusão!
- Ampliação e investimento de políticas de assistência para acabar com a evasão dos estudantes!
- Pela redução imediata das mensalidades! Fim das taxas! Federalização das universidades comunitárias!
- Não aos 40% de EAD em cursos presenciais! Revogação da portaria nº 2.117!
- Abaixo a terceirização! Abaixo à privatização da Educação!
- Pela garantia de conclusão dos estudos de todos os inadimplentes e perdão imediato de suas dívidas!
- Revogação do Novo Ensino Médio já!
- Não ao pagamento da dívida pública, interna e externa! Todo dinheiro necessário para a educação e ciência pública!
- 10 anos das jornadas de junho de 2013: passe livre, tarifa zero já!
- SEM ANISTIA! Prisão para Bolsonaro pelos crimes cometidos durante seu mandato, como a gestão criminosa da pandemia, e para todos os organizadores, financiadores e participantes de ações golpistas!
- ABAIXO A GUERRA NA UCRÂNIA! Abaixo os governos reacionários de Putin e Zelensky! Abaixo o imperialismo, desmantelamento da OTAN!
- Abaixo o capitalismo! Solidariedade internacional à luta da classe trabalhadora e da juventude! Por um mundo socialista!
Esta é a plataforma que a Liberdade e Luta apresenta em todo o país, desenvolvendo-o com as especificidades de cada universidade. É este o programa que apresentaremos na Univille para as eleições do CALHEV de 26 de junho e para todo o movimento estudantil na universidade, propondo a reorganização e a fundação de CA’s, como o de Cinema, que necessita de um empenho coletivo para passar a existir e representar seus estudantes.
Tal programa está à altura da maior universidade de Joinville e região, relacionando nossas necessidades imediatas com as perspectivas de um movimento estudantil livre, independente, de base, democrático e socialista. Convidamos todos os estudantes interessados a conversar e contribuir com essa plataforma.
Participe também do nosso Encontro Regional, no dia 3 de junho, às 15h, na sede da Esquerda Marxista, que elegerá os delegados para o Encontro Nacional da Liberdade e Luta, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho.
Acesse nosso instagram para mais informações e contatos: @liberdadelutajoinville
Junte-se ao núcleo da Liberdade e Luta em Joinville!