Estudantes de São Paulo organizam assembleia estadual por Fora Bolsonaro
No último sábado (22), cerca de duzentos estudantes participaram da Assembleia Estadual dos Estudantes de São Paulo, chamada por DCEs e entidades estudantis. A discussão central foi a organização da participação dos estudantes no Ato “Fora Bolsonaro” em São Paulo, no dia 29/05 às 16 horas no MASP. Com o mesmo chamado, atos devem acontecer no mesmo dia em todo o Brasil.
A Liberdade e Luta de SP participou com entusiasmo, saudando a iniciativa das organizações estudantis e destacando a importância da mobilização dos estudantes e da participação de toda a juventude nos atos “Fora Bolsonaro”. Não podemos cair na armadilha de aguardar por um impeachment, entregando a saída desse governo nas mãos de setores da burguesia e da direita, assim como não podemos esperar até as próximas eleições para resolver nossos problemas, enquanto o desemprego aumenta cada vez mais e a fome é o prato do dia. Nossa principal tarefa é organizar os jovens e os trabalhadores para pôr abaixo o governo Bolsonaro já!
Muito mais jovens e trabalhadores percebem diariamente que sem derrubar o governo Bolsonaro e tudo o que ele representa, não é possível garantir educação e saúde pública e gratuita, não haverá empregos e direitos trabalhistas, muito menos será realizada a vacinação em massa de toda a população. As reivindicações mais básicas passam pela mobilização necessária nas ruas para derrubar o governo Bolsonaro e construir um governo dos e para os trabalhadores, sem patrões nem generais.
Nossa intervenção na assembleia apresentou a campanha “UFRJ Fica, Bolsonaro Sai”, centrando na situação de fechamento e paralisação de diversas universidades federais em processo de fechamento, explicando a necessidade de avançar na luta pelo acesso e permanência da juventude nas escolas e universidades, garantindo todo dinheiro necessário para uma educação pública, gratuita e para todos, com vagas para todos em todos os níveis, das creches às universidades.
Relatamos nossa participação na campanha “Fora PM da USP”, organizando e mobilizando os estudantes pelo fim das polícias e da repressão, explicando que o Estado burguês usa de seu braço armado para aplicar uma política assassina e racista, como no caso da chacina de Jacarezinho e tantas outras, que só podem ser encerradas pela organização dos trabalhadores para sua própria autodefesa, sem nenhuma confiança nas propostas de desmilitarização da polícia.
Discutimos a necessidade de lutar pelo fim das mensalidades nas universidades privadas, apresentando nossa exigência de que todas as universidades pagas que recebem dinheiro público sejam federalizadas, garantindo assim, imediatamente, mais vagas públicas e gratuitas para os jovens e destruindo os grandes monopólios da educação, que lucram aumentando as mensalidades e demitindo professores, impondo a EAD (Educação à Distância) em diversas matérias e cursos, além de se apoiarem na injeção de dinheiro público por meio de bolsas e no endividamento dos estudantes.
Destacamos esses pontos, convidando todos os estudantes a participarem do “Encontro Nacional Abaixo Bolsonaro” em 10/07, que está sendo convocado por mais de mil ativistas de 23 estados do país. Como parte da preparação desse encontro, será realizado um “Encontro Estadual de São Paulo Abaixo Bolsonaro”, no dia 19/06. Outras atividades em universidades e escolas serão organizadas pela LL-SP como meio de impulsionar os encontros estadual e nacional. Acompanhe em nossas redes o calendário de lutas e atividades. Dia 29 vamos tomar as ruas em todo o Brasil agitando e mobilizando a juventude e a classe trabalhadora por Fora Bolsonaro já!